Concepção estrutural

Concepção estrutural 

Resumo

Muitas vezes se vê no mercado de construção é a entrega de projetos com muitos problemas de concepção estrutural, que acabam por tornar a estrutura pouco eficiente e, na maior parte dos casos, mais cara do que poderia ser. Além do aumento no custo que essa situação cria para o dono do empreendimento, ocorre também um inevitável desgaste na relação entre o investidor e o projetista, muitas vezes dificultando a contratação de um novo serviço por conta da insatisfação gerada numa obra mal concebida.
Essa etapa inicia pela definição do sistema estrutural (concreto armado convencional, estrutura metálica, concreto pré-moldado, etc.).
Apesar de ser uma das responsabilidades do engenheiro, muitas vezes essa decisão é tomada por outros envolvidos no projeto, como a construtora do empreendimento.

É importante lembrar que a análise estrutural é uma das etapas mais importantes de um projeto estrutural, uma vez que, a obtenção de esforços incorretos geram grandes erros na etapa de dimensionamento.
Dianto do exposto, é importante o conhecimento de quais modelos estruturais se adequam a analise de quais tipos de estrutura e possuir o domínio sobre as limitações desses modelos.
No caso de modelos bidimensionais, é possível resolver manualmente ou a através do software gratuito Ftool.
Como você pode perceber, são vários os aspectos que influenciam na economia da estrutura. Nos próximos posts, vamos nos aprofundar um pouco mais no primeiro tópico, relacionado com a definição dos sistemas de contraventamento


Comentários