Importância da verga e contra-verga na construção civil

Importância da verga e contra-verga na construção civil 

Qual é a necessidade de usar?


Para evitar manifestações patológicas como as fissuras, trincas ou efeitos decorrentes como mofo e umidade, realiza-se a execução de vigas de verga e contraverga. Verga (parte superior) e contraverga (parte inferior) são as regiões logo acima e logo abaixo de uma esquadria. Portas possuem apenas vergas e janelas possuem ambas.



No entanto, o problema pode ser facilmente prevenido com eficiência através da adição de elementos estruturais como a verga e contraverga, além dos cintos de armação no momento da construção da alvenaria.
Assim, para que essas fissuras ou trincas evoluam para problemas mais graves e se tornem uma grande dor de cabeça, esses elementos devem ser empregados sempre que houver portas e janelas nas paredes de vedação. Ou seja, sempre que houver separação de ambientes, externo ou interno, das edificações, para distribuir o peso e aliviar as tensões sobre as paredes, janelas e portas.
Tanto as vergas quanto as contra vergas devem ter um comprimento maior que a abertura e serem apoiadas dos dois lados na alvenaria de no mínimo 30 cm de cada lado do apoio, assim distribuindo corretamente as cargas. 

Tanto as vergas quanto as contra vergas podem ser feitas de uma peça pré-moldada de concreto ou de blocos canaletas que funcionam como forma para esses elementos da alvenaria.

Normas relativa


As normas respectivas às vergas e contravergas, que podem ser visualizadas por meio de consulta ao ABNT Catálogo, são as seguintes:
  • ABNT NBR 6118:2014 – Projeto de estruturas de concreto – procedimento.
Essa norma se torna aplicável quando se tem os vãos grandes mencionados há pouco. Para os vãos menores, segue-se as recomendações passadas nos itens anteriores, não havendo disposição normativa.






Comentários